Seguidores

terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Ano Novo, Treta Igual

Não percebo o conceito de "mudar de ano". Então o antigo já não presta, é? Deita-se fora um ano perfeitamente bom, limpo e arranjado, assim sem mais nem menos, e nem se pensa nos seus sentimentos? Alguém perguntou ao ano velho se quer ser despachado assim com tão pouca consideração? Pois é. Eu protesto.

Tenho pena do ano velho. Toda a gente deseja que o novo seja melhor, que não haja tanta injustiça, que haja mais paz, mais dinheiro na carteira (vai sonhando, lusitano), mais momentos de ternura com os filhos. E o ano velho pensa na sua vida quando era pequenino e toda a gente olhava para ele com a mesma esperança. Aposto até que, se o ano velho tivesse olhos, cairiam ali umas lagrimazitas de tristeza.

E, de resto, confesso que o ano novo me desilude sempre. Dão-se as mágicas doze badaladas e o mundo fica na mesma, os carros não começam a voar, não há pontes sem portagem, não há teletransporte... um aborrecimento.
O ano novo alegra-me por saber que, pelo menos, é um bom pretexto para estar com pessoas amiguinhas e de quem gostamos (aqui vai a graxa pós meninos e meninas que sabem quem são)...

Por isso, rabujices à parte, desejo a todos uma boa vida, ano após ano, e que vivamos para ver teletransportes e coisas que tais.

1 comentário:

Lux Caldron disse...

Eu concordo com o teu protesto mas devo-te dizer k não costumam dar bom resultado... na passagem de ano de 90 para 91 também fiquei com pena do ano velhinho de 90 e dessidi k não o ia abandonar. Disse a toda a gente k para mim continuava a ser 1990...e tenho a dizer k não resultou...Para além da minha professora primária k me dava ralhetes em todas as vezes k escrevia a data (e como é óbvio punha o ano de 1990), ninguém me ligava nenhuma e quando dei por mim já estavamos a abandonar o ano que para mim não existiu... e ai fiquei com pena do ano de 1991 por não lhe ter ligado nenhuma...
Mais vale pensar nos anos como os chineses e dar aos anos signos: ano do Dragão, do cão, etc. Assim sempre temos a certeza k eles voltam...