Seguidores

terça-feira, 13 de junho de 2006

Pôr a minhoca de molho

Nunca percebi o fascínio dos homens pela pesca. Parece que há um elemento deveras másculo em meter a minhoca de molho e esperar que o peixe morda, toda aquela expectativa, toda aquela pachorra...
Os homens vão em grupo pescar e, o mais giro de tudo, é que ficam lá eternidades sem trocar uma palavra. Assim sendo, porque raio vão em grupo? Será uma espécie de male bonding um nadinha pervertida? Mistério...
Também os vemos a dormitar nos barquitos, enquanto esperam que o peixe morda. Usam a desculpa de que não se pode falar para não afugentar a presa e aproveitam... Ora bem, nisto eu confesso que tenho uma ligeira dor de cotovelo, porque adorava poder fazer sonecas a toda a hora e chamar-lhe desporto!
Bem, acabo por entender porque raio é uma actividade masculina. Afinal de contas, conseguem imaginar mulheres típicas a pescar?
"Ai, que barco tão lindo, Sofia! Ficava bem melhor era noutras cores, que estas acabam por ser um bocado agressivas..."
"Realmente, Maria, precisava de umas demãozinhas... Talvez num verde que combine com a Natureza? Ou um azul como o lago? Eu li algures numa revista de lavores a cor ideal..."
"Por falar em revista, não achas que o anzol ficava muito mais fashion com uns rendilhados na ponta? Assim, como as alças do soutien da Merche Romero!"
"Ai, e viste, como ela estava no outro dia? Tinha uma madeixa de cabelo fora do sítio, que horror!"
"Pois... olha, olha, acho que um peixe acabou de morder! Iuhu, peixe! Anda cá que ficavas mesmo bem com aquele molho que eu vi no outro programa da t.v.!"
"Oh, Sofia, fugiu... Não percebo, estamos aqui há uns bons 5 minutos e nem uma mordidela de jeito... Tens aí o televisor portátil? Está na hora da novela..."
Sinceramente, estar horas e horas a contemplar o mar e esperar, ao mesmo tempo que sou fustigada pelo vento e, eventualmente, frio, que o raio do peixe morda o isco, era tortura. Primeiro, ia ter pena do isco, depois ia ter pena do peixe e, por último, ia ter pena de mim mesma por não poder falar aquele tempo todo, apanhar frio e nem sequer saber se ia ter um bicho do mar para a próxima refeição...
Enfim, é caso para dizer que pôr a minhoca de molho é coisa de gajo!

1 comentário:

Kya disse...

Sim, as mulheres falam de mais para poderem ir à pesca... lol... mas tb só mesmo as paragens mentais masculinas para ficarem horas a olhar para nada e a pensar... em nada! O meu pai pesca e já tive tb um namorado pescador, por isso «sei» do que falo LOL Bjs