Seguidores

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Cartão multibanco

O meu habitual cartão multibanco caducou hoje. Infinitamente sábios, os senhores do banco enviaram-me, cerca de uma semana antes, o cartão novo. Afinal de contas, era chato eu ficar sem poder gastar horrores em tudo e mais alguma coisa ao mínimo impulso, pelo que considerei o gesto desinteressado deles uma simpatia.

Entretanto, tendo-me dado conta que não sabia o PIN novo (porque nunca recebi nada pelo correio), resolvi dirigir-me a um balcão do meu banco para saber se era possível sabê-lo lá, ou se me podiam atribuir um outro PIN, ou qualquer coisa que o valesse. Retrato aqui a seguinte conversa, com alguma liberdade criativa:

- Bom dia.
-Bom dia. Em que posso ajudar?
- Passa-se o seguinte: o meu cartão velho vai deixar de funcionar amanhã e acabei de reparar que o novo não veio com PIN, e precisava de um novo.
- O PIN é o mesmo de sempre, minha senhora.
- "O mesmo de sempre", como assim?
- Sim, é o que lhe foi atribuído de início, desde o primeiro cartão que tem.
- O original?
- Exactamente.
- Mas eu não uso o PIN original, mudei o número para outro mais conveniente para mim...
*Cara de afronta* - Ah, e não se lembra qual era?
*Cara de espanto* - Se o mudei porque não queria decorar um número novo, é óbvio que não me lembro dele, não acha?...
- Não guardou o papel original?
*Cara de espanto maior* - Claro que não, então vocês não pedem sempre aos clientes que destruam o papel por razões de segurança?!
*Cara de político que esconde escândalo sexual* - Pois, certamente. Pois, se não tivesse mudado o código...
*Cara de quem vai explicar algo a um menino muito burro e muito pequenino* - Oiça, nas caixas Multibanco é-me dada a opção de mudar o código, certo? Certo. Eu mudei o código, e de forma perfeitamente legal, ou seja, com o vosso aval. Agora vem-me dizer que posso mudar de código, desde que decore o antigo? Então para que o mudo em primeiro lugar, porque é fashion?!
*Cara de afronta de novo* - Certamente que não, minha senhora. Deseja pedir um cartão novo? Implicar-lhe-á custos.
*Cara de Zé Povinho* - Oh que espanto, eu ter que pagar por uma estupidez vossa...

Enfim, mais palavras para quê?...

5 comentários:

MiaBiju disse...

estranho...o pin que vem para os novos cartões é o mesmo de sempre. não o original, mas sim o que alteraste....

caxineira disse...

havias de experimentar conversas assim mas na segurança social ou nas finanças... não é apenas surreal é alienigena!!!!!

Anónimo disse...

Quem te viu e quem te vê... lol... parabéns... :) Diverti-me imenso com o blog... :) Fica bem

Leonor disse...

Cara miabiju,

Obviamente que tem toda a razão. Mas acha que o funcionário do banco mo disse? Claro que não! Eu adoro o nosso país. O problema não é o funcionário público, o problema é o funcionário lusitano... dor.

Manuel Marques disse...

Apesar de ser bancário... e de não tratar assim os clientes...ahahah...compreendo a tua frustração com o multibanco e sei que há por ai alguns que já nem se preocupam em explicar às pessoas como funcionam as coisas... adiante não foi só isso que me levou a deixar aqui o comentário... acho o teu blogue delicioso, talvez por gostar de gatos, metaleiros ou apenas um espectáculo... ou ainda pela forma como escreves! Parabéns!